Águas de Niterói faz alerta para evitar obstruções de redes de esgoto

WhatsApp Image 2018-01-02 at 16.15.10

Com o verão e as chuvas previstas para esse período, a concessionária Águas de Niterói faz um alerta importante para evitar obstruções das redes de esgoto. Uma das principais causas de extravasamentos atendidas pela empresa está relacionada ao descarte inadequado do lixo e ao lançamento indevido de águas pluviais nas redes coletoras de esgoto.

Segundo o superintendente da empresa, Nelson Gomes, ações simples diminuem o risco de entupimentos da rede de esgoto.

“Uma mudança de comportamento das pessoas, como não jogar lixo no vaso sanitário e nem óleo de cozinha na pia, ajuda a manter o bom funcionamento da rede coletora de esgoto e evita que esses rejeitos retornem para as casas. Outra forma preventiva é verificar se as instalações internas do imóvel estão corretas, ou seja, a água da chuva do quintal e do telhado deve ser direcionada para a galeria de águas pluviais”, explica Nelson, ressaltando que a rede de esgoto é dimensionada apenas para suportar o efluente proveniente do vaso sanitário, pias, tanques e chuveiro.

Os estabelecimentos comerciais também têm um papel muito importante para evitar obstruções. Bares, restaurantes e lanchonetes precisam estar atentos para fazer a destinação correta do óleo. Os comerciantes devem providenciar uma caixa de gordura e realizar a limpeza periodicamente.

Por meio de oito estações de tratamento, Águas de Niterói trata e coleta 93% do esgoto gerado pela população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *