Águas de Niterói recebeu, no dia 23 de setembro, o reconhecimento da prefeitura da cidade pelas iniciativas conduzidas para a inclusão de pessoas com deficiência no quadro de funcionários. A Coordenadoria de Acessibilidade de Niterói, através da secretária, Tânia Rodrigues, parabenizou a concessionária pelo atendimento à Lei de Cotas e a Câmara Municipal concedeu homenagem sob forma de Moção de Aplausos, de autoria do vereador Renato Cariello.

O gestor Ambiental da Águas de Niterói, Halphy Rodrigues representou a empresa para receber a homenagem.

“Esse mês, mais precisamente no dia 21 de setembro, é marcado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Receber essa homenagem é o reconhecimento público pelo que acreditamos e desenvolvemos na empresa sobre a ética, respeito e a importância da inclusão social, já que a Águas de Niterói sempre apoiou direta e indiretamente a causa, independente da exigência legal”, ressalta Halphy.

A área de Recursos Humanos realiza a gestão de PCDs (Pessoas com Deficiência), visando o controle e acompanhamento do quadro de colaboradores para a manutenção das cotas previstas na Lei nº 8.213, de julho de 1991.

“Hoje, todas as empresas do Grupo Águas do Brasil estão dentro ou acima da cota estabelecida, pois mais do que atender a obrigatoriedade, buscamos estimular um ambiente inclusivo e aberto às diferenças”, explica o assistente social do Grupo, Adherbal Costa.

Nos dias 4 e 6 de setembro, a área de Recursos Humanos promoveu a palestra “Acessibilidade Sem Limites”, ministrada pela Coordenadoria de Acessibilidade de Niterói, com o objetivo de orientar os gestores a receber de forma mais adequada as pessoas com deficiência. No evento, foram abordados conceitos, tipos de deficiências, tipos de barreiras e informações gerais para auxiliar na conscientização dos gestores para a equidade de oportunidades.

“Nosso propósito é ampliar a consciência dos gestores e funcionários para estimular relações mais saudáveis e abertas, entendendo as particularidades das pessoas com deficiência e focando no seu desenvolvimento”, acrescenta a coordenadora de Desenvolvimento de RH, Monique Goering.