Águas de Votorantim realiza reunião com prefeitura e cooperativa sobre coleta de óleo usado

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (14/01), na sede da Águas de Votorantim, representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e da Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Votorantim (Coopervot) solicitaram uma parceria com a concessionária para a coleta de óleo de cozinha usado. A concessionária estudará o projeto, identificando os pontos onde poderá contribuir para que a iniciativa se transforme num programa contínuo.

De acordo com Edson Locatelli, da Sema, atualmente são recolhidos 1.500 litros de óleo usado por mês.

“Calculamos que a cidade gera cerca de 15 mil litros mensalmente, o que significa que coletamos apenas 10%”, afirmou Edson Locatelli.

Na reunião, a Sema e a Coopervot apresentaram um projeto, onde detalham a maneira como o óleo poderia ser coletado, além da campanha dirigida à população, para que haja adesão ao programa que será criado.

O óleo coletado seria destinado à Coopervot e vendido para empresa especializada na destinação correta desse material, que é usado principalmente para a produção de sabão, detergente e ração de animais. Seria, assim, mais uma fonte de renda para os cooperados.

Segundo o superintendente de Águas de Votorantim, Alex Macedo, a concessionária tem interesse na parceria.

“Com o descarte correto, haverá um enorme ganho para o meio ambiente. Quando é jogado diretamente na pia, o óleo de cozinha vai para a rede de esgoto, o que causa uma série de problemas para a comunidade”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *