Águas de Paraty

Águas de Paraty assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da área urbana da cidade de Paraty (RJ) em 14 de abril de 2014. A concessão é uma Parceria Público–Privada (PPP), que conta com recursos próprios da concessionária, além de contraprestações públicas do município, do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM) e da Eletronuclear.

 

Resultados

O município conta atualmente com duas Estações de Tratamento de Água (ETA). A Pedra Branca, que trata 5 milhões de litros por dia, leva água tratada para 48% da população. Em junho de 2016 foi inaugurada a ETA Corisquinho, possibilitando o abastecimento de 100% da população da área urbana de Paraty, com água tratada.

 

Além do atual reservatório existente no bairro Caborê, que tem capacidade para 1 milhão de litros, serão construídos mais dois reservatórios também de 1 milhão de litros cada, nos bairros Pedra Branca e Corisquinho.

 

Em quatro anos de atuação, a concessionária construiu mais de 30 mil metros de rede de água. São 8.255 ligações padronizadas, representando 79% das ligações hidrometradas.

 

Vale ressaltar que todas as obras no Centro Histórico serão feitas de acordo com as diretrizes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).