Águas de Paraty comemora 7 anos de avanços

 

A concessionária Águas de Paraty completou 7 anos de atividades, no dia 14 de abril. Para marcar o aniversário, a empresa lançou um novo canal de comunicação em frente à loja de atendimento, inaugurou um bicicletário para os funcionários e presenteou cada colaborador com um brinde. Para 2021, a concessionária pretende inaugurar o Centro de Controle Operacional (CCO) e dar início ao projeto de atualização de sua base cartográfica e dos cadastros de clientes. A cidade conta com 100% da população abastecida com água tratada.

 

O novo canal de comunicação consiste em um banner instalado na frente da loja, local de grande fluxo de clientes, onde a população encontrará informações sobre o funcionamento do sistema de tratamento e distribuição de água, além de campanhas institucionais e comerciais.

 

 

“A ideia surgiu a partir da percepção de que parte da população não reconhecia a complexidade e a qualidade de operação da empresa. O material, que tem como título ‘Água tratada é mais saúde’, reforça que a água que chega à casa de cada morador da área de concessão é potável e de qualidade”, explica o gerente-geral da concessionária, Alberto Costa.

 

Na entrada de serviço da sede, foi instalado um bicicletário para os colaboradores, que conta com oito suportes para bicicletas, placas com orientação sobre segurança e, para os que optaram por esse meio sustentável de locomoção, foi distribuída uma plaquinha com o conceito “Um carro a menos”.

 

 

Encontro virtual com os colaboradores

 

O dia 14 de abril começou com um encontro virtual com os colaboradores. Pela plataforma Microsoft Teams, Alberto Costa fez uma apresentação que emocionou a todos ao contar a história de Águas de Paraty, com seus desafios e conquistas. O gerente aproveitou para agradecer os colaboradores que fizeram e seguem fazendo parte desta trajetória.

 

“Nosso principal investimento são as pessoas. Buscamos dar condições para que cada um seja o melhor possível no que faz, e oportunidades para evoluírem e crescerem, não só profissional, mas também pessoalmente. Nesses 7 anos, posso afirmar que colhemos muitos frutos, mas temos certeza que colheremos muito mais”, finaliza Alberto Costa.

 

 

História

 

Desde sua chegada à Paraty, em 2014, a concessionária fez diversos investimentos em infraestrutura, como a construção de duas Estações de Tratamento de Água (ETAs), Pedra Branca e Corisquinho, implantação de mais de 30 quilômetros de adutoras e redes de abastecimento de água, e padronização das ligações de água. Além disso, formou uma equipe técnica e operacional capacitada, adquiriu sistemas de gestão modernos e dedicou-se à responsabilidade ambiental.

 

Com isso, alcançou a meta de 100% da área de concessão abastecida regularmente com água tratada, o que colaborou diretamente para que Paraty conquistasse o importante título de Patrimônio da Humanidade, em 2019. A concessionária vem avançando significativamente no controle de perdas, com a substituição de ramais obsoletos, monitoramento e controle periódico das vazões das ETAs – setorizando o abastecimento através da instalação de macromedidores, alimentados por energia solar -, entre outras ações.

 

Para Alberto Costa, que atua na concessão desde o início de sua implantação, lembrar do tamanho do desafio que foi encontrado em Paraty é importante para dimensionar o avanço e nortear o planejamento para o futuro.

 

“É sempre importante lembrar que encontramos uma cidade sem tratamento de água, um sistema de distribuição obsoleto e em péssimo estado de conservação, que só abastecia 60% da cidade, o que acarretava em constantes desabastecimentos, especialmente nas altas temporadas. Além disso, a falta de tratamento da água era refletida também nas elevadas taxas de internação no hospital municipal e, consequentemente, um alto índice de mortalidade infantil por doenças de veiculação hídrica. Hoje, o cenário é totalmente diferente: com 100% de distribuição com água tratada e de qualidade, não existem mais internações por doenças relacionadas à água. Temos muito orgulho de fazer parte da mudança na história dessa cidade. Estamos contribuindo muito para o desenvolvimento do município, levando saúde para as casas das pessoas, melhorando a qualidade de vida da população e crescendo sob o ponto de vista do negócio”, comemora Alberto Costa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *