Águas de Paraty garante abastecimento para 100% da população

Cidade histórica que atrai turistas do mundo inteiro, Paraty (RJ) não contava com abastecimento de água tratada até poucos anos atrás. Além de conviver com falta d’água em algumas épocas do ano, os habitantes – principalmente crianças – sofriam com doenças de veiculação hídrica. Águas de Paraty, empresa do Grupo Águas do Brasil, assumiu os serviços de saneamento básico do município em abril de 2014 e, logo nos dois primeiros anos, ampliou o índice de água potável de 0% para 100% na área urbana. Isso foi possível com a construção e operação das Estações de Tratamento de Água Pedra Branca e Corisquinho.

“O tratamento da água era uma das ineficiências do saneamento em Paraty, quando assumimos os serviços. Com a implantação das duas unidades, garantimos o abastecimento para 100% da população. Todo o processo de tratamento e distribuição é monitorado 24 horas por dia”, explicou o superintendente da empresa, Ivan Cezar Moura.

Para garantir a qualidade da água distribuída, Águas de Paraty realiza cerca de 15.800 análises por mês, reportando as informações ao SISAGUA (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano) e ao Ministério da Saúde.

O sistema de abastecimento de Paraty conta com 120 quilômetros de redes de distribuição. Há projetos em execução, como a implantação de um booster no bairro Condado, visando o aumento da pressão da água aos moradores da região, além de algumas extensões de redes.

“A concessionária continuará trabalhando para que os mais de 30 mil habitantes recebam água de qualidade em suas torneiras. A empresa também fará a implantação de novos reservatórios, o Pedra Branca e o Corisquinho, cada um com capacidade para armazenar até 1 milhão de litros de água”, afirmou o superintendente, ressaltando as ações vão  garantir o bom funcionamento de todo o sistema por muitos anos, permitindo que a água produzida nas estações continue chegando ao reservatório do consumidor com qualidade e segurança.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *