11ª edição do SOS Lagoa de Juturnaíba acontecerá na semana do Dia Mundial da Água

Águas de Juturnaíba participa, em parceria com a Prefeitura de Araruama e a Associação de Pescadores, da 11ª edição do SOS Lagoa de Juturnaíba. A ação tem o objetivo de remover lixo do manancial e educar a população sobre a importância da preservação do local. O evento acontecerá no dia 23 de março, às 9h, e o ponto de encontro será na Estrada da Lagoa, s/nº, na margem da represa de Juturnaíba, entre a Estação Águas de Juturnaíba e a barragem.

Na edição de 2018, a ação contou com a presença de mais de 200 pessoas e removeu 800kg de lixo da represa.

“A primeira edição do projeto retirou da lagoa quatro caminhões de lixo. Desde então, os resíduos removidos vêm diminuindo gradualmente. Isso significa que a sementinha plantada com esse programa educacional vem germinando e tendo resultados cada vez melhores”, disse o superintendente da Águas de Juturnaíba, Carlos Gontijo.

A lagoa de 48 km² de extensão de água represada é responsável pelo abastecimento de oito municípios e sofre com o acúmulo de lixo levado pelas chuvas e descartado pela população da região. Segundo análises dos resíduos coletados anteriormente, esse lixo é composto, em sua maioria, por plástico, como garrafas pet, sacolas e embalagens. Também são encontrados pedaços de isopor e pneus pelo manancial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *