Nossa história

2017

Foram implantados 3,2 km de rede de recalque DN75mm, três tomadas de tempo seco e três estações elevatórias de esgoto nos bairros de Raia, Condado e Retiro, no município de Saquarema.

Já no bairro Caju, no município de Silva Jardim, foram implantados 4,8 km de rede coletora, 440 metros de rede de recalque, construção de duas estações elevatórias e execução de 371 ligações domiciliares de esgoto.

No município de Araruama, na região Central, houve o redimensionamento do sistema de esgoto. Foram implantados 1,5km de rede coletora de esgoto e 8km de linha por recalque. Também foram construídas 05 estações elevatórias de esgoto além da ampliação de três estações elevatórias de esgoto já existentes. No município de Silva Jardim, no bairro Caju, foram implementadas melhorias na Wetland Caju.

Foram implantados 11 km de rede de distribuição de água em Araruama e 6 km em Saquarema.

Na estação de tratamento de água ETA Juturnaiba, foi instalado sistema automático de dosagem de produtos químicos e monitoramento da qualidade, com objetivo de aumentar eficiência e confiabilidade na operação.

No município de Araruama, bairro Praia Seca, foram implantados 6km de rede de esgoto.

No município de Saquarema, bairros Areal, Boqueirão e Gravatá, foram implantados 6km de rede de esgoto, além da construção de cinco estações elevatórias de esgoto e 19 tomadas de tempo seco.

No município de Silva Jardim, no bairro Nossa Senhora da Lapa, foram implantados 3km de rede de esgoto, construída uma estação elevatória e executadas 209 ligações domiciliares de esgoto. Também foram implantados 600 metros de rede coletora de esgoto e executadas 14 ligações domiciliares de esgoto na Rua Alpheno Corrêa de Melo.

Foram implantados 204 metros de rede adutora de água DN300 em São Vicente, 40 km de rede de distribuição de água em Araruama, 10 km em Saquarema e 1km em Silva Jardim.

No município de Araruama, bairro Novo Horizonte, foram implantados 4km de rede coletora de esgoto e 2km de linha por recalque. Também foram construídas oito tomadas de tempo seco e nove estações elevatórias de esgoto. No bairro de Praia Seca, foram implantados 10km de rede coletora de esgoto.

Na Estação de Tratamento de Esgoto Ponte dos Leites, em Araruama, foram construídos seis biodigestores, com objetivo de suprir a necessidade da estação frente ao tratamento de efluentes provenientes de caminhões limpa fossa.

Foram implantados 5 km de rede de distribuição de água em Araruama, 11 km em Saquarema e 1km em Silva Jardim.

Mais duas estações elevatória de esgoto foram construídas em Silva Jardim, chegando ao total de 10.

Foram feitas a ampliação da rede coletora de esgoto e da rede de distribuição de água em Silva Jardim, além da ampliação em 10 km da rede de distribuição de água em Araruama e em 4,7 km a de Saquarema.

Foi inaugurado o novo laboratório de análises bacteriológicas e físico-químicas que proporcionou à concessionária fazer análises não só da água, mas também do esgoto.

Foram construídas duas estações elevatórias de esgoto em Silva Jardim, aumentando o total para oito.

A rede de distribuição de água foi ampliada em 35km em Araruama, 7,6km em Saquarema e 3,9 km em Silva Jardim.

A concessionária construiu uma estação elevatória de esgoto em Saquarema e três em Araruama, que também recebeu a ampliação de 1,2km de rede coletora de esgoto.

Foi realizada a ampliação de 12,3 km da rede de distribuição de água em Araruama, 8 km em Saquarema e 5,3 km em Silva Jardim.

Foram construídas cinco elevatórias de esgoto em Araruama neste ano, aumentando o número desses equipamentos para 27 na cidade.

Foram instaladas 51 tomadas de tempo seco em Araruama e uma no bairro de Lagoinha, Saquarema. A rede coletora de esgoto em Araruama foi ampliada em 7,6km.

Foi realizada também a ampliação de 12,6 km da rede de distribuição de água em Araruama, 9,2 km em Saquarema e 4,5 km em Silva Jardim.

Mais de 25 km de redes de distribuição de água foram implantadas na região. A capacidade da ETE Ponte dos Leites foi ampliada de 150 para 200 litros por segundo. No mesmo ano, a ETE Saquarema teve sua capacidade aumentada em 15 litros por segundo. Foram implantadas duas elevatórias de esgoto em Itaúna, incluindo obras de interligação das elevatórias com a estação de tratamento. Em Silva Jardim, foram executadas 550 ligações de esgoto à rede coletora, além da recuperação e interligação da elevatória Cidade Nova e de melhorias operacionais na ETE Caju.

Foram construídos 25 km de redes de distribuição de água. Neste ano, na parte de esgoto, foi implantada em Araruama a elevatória de efluente final da ETE Ponte dos Leites e a interligação da ETE Ponte dos Leites à Wetland. No município de Saquarema, foram implantadas quatro elevatórias de esgoto e mais de 200 metros de rede coletora. Em Silva Jardim, 500 ligações internas de esgoto foram interligadas à rede pública coletora existente. A grande obra do município neste ano foi a implantação da ETE Caju, com o sistema de tratamento Wetland.

Logo no início do ano, Águas de Juturnaíba concluiu as obras na rede de abastecimento, levando água tratada para o bairro Vilatur.

A Estação de Tratamento de Esgoto Bacaxá entrou em funcionamento em 2006, com o intuito de contribuir para a melhoria da Lagoa de Saquarema. As obras de esgoto, previstas para ter início em 2008, foram antecipadas. Os resultados já puderam ser conferidos com a melhoria da balneabilidade na Lagoa de Araruama e na Lagoa de Saquarema, com a inauguração da ETE Bacaxá e o início das obras da adutora de interligação do reservatório de Araruama ao booster de Bacaxá, levando água tratada para Saquarema.

Com 85% da cidade abastecida com água 24 horas por dia, a concessionária Águas de Juturnaíba deu início ao cronograma de obras nos bairros de: Boqueirão, Barra Nova, Gravatá, Retiro, Rio D’areia, Porto da Roça, Raia e Verde Vale.

Águas de Juturnaíba assumiu, em outubro de 2001, a operação do sistema de esgotamento sanitário de Araruama e passou a ser responsável pela manutenção do sistema de esgotamento já existente.

A concessionária Águas de Juturnaíba iniciou suas operações em 16 de março de 1998, com atuação nos municípios de Araruama, Saquarema e Silva Jardim. A sede da empresa foi instalada em Araruama.