Águas de Juturnaíba inicia o programa de Agricultura Escolar em Silva Jardim

Águas de Juturnaíba deu início, no dia 13 de setembro, ao projeto Agricultura Escolar, na Escola Municipal Durval Palmeiras, em Silva Jardim. O programa tem como objetivo levar instrução aos 250 alunos da escola sobre alimentação saudável, meio ambiente e a importância da água, por meio da criação de hortas orgânicas que serão mantidas por eles com o apoio de instrutores habilitados.

As crianças receberam palestras que marcaram o início do plantio das leguminosas e hortaliças. Eles ainda receberão aulas semanais de professores especializados em plantio e colheita, que falarão sobre os processos e recursos necessários para o desenvolvimento das plantas. Além disso, os frutos do projeto serão preparados pela cozinha da instituição de ensino e consumidos pelos alunos nas refeições diárias.

“Essas pessoas, que ainda estão em construção, têm o poder de ensinar os seus pais, em casa, sobre temas recentes e importantes, como o meio ambiente. Por conta disso, é sempre importante investir na educação. É muito enriquecedor para a vivência dessas crianças estar em contato com a água, vendo seus efeitos e aprendendo sobre a sua importância para a vida”, disse o superintendente da Águas de Juturnaíba, Carlos Gontijo.

Segundo a diretora da escola, Patrícia Martins Machado, a parceria entre a escola e a Águas de Juturnaíba é muito proveitosa, pois não alcança só os alunos, atinge toda a comunidade, aumentando ainda mais a conscientização e valorização do meio ambiente.

“A horta é, ainda, uma forma de aproximar as crianças dos assuntos tratados em sala de aula, e pode ser uma boa ferramenta pedagógica para ensinar diversos temas e dar ainda mais vida para a relação das crianças com a escola”, destacou a diretora.

A escola Durval Palmeiras é a primeira escola do projeto Agricultura Escolar, que será estendido para outras instituições de Silva Jardim e para os municípios de Araruama e Saquarema nos próximos meses, visando a ensinar o maior número de crianças sobre esses temas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *