Nova Estação de Tratamento de Esgoto de Araruama atenderá cinco bairros e mais de 12 mil habitantes

Águas de Juturnaíba, em parceria com a prefeitura de Araruama, inaugurou, no dia 5 de junho (quarta-feira), às 11h, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Novo Horizonte, em Araruama. A estação atenderá mais de 12 mil pessoas dos bairros de Pontinha, Coqueiral,Bananeiras, Parati e Novo Horizonte, e evitará o descarte de detritos na lagoa de Araruama. Com esta ETE, a concessionária elevará o índice de acesso ao saneamento básico para 80% da área de concessão (Araruama, Saquarema e Silva Jardim).

Estiveram presentes a prefeita de Araruama, Livia Bello, a “Livia de Chiquinho”, o superintendente de Águas de Juturnaíba, Carlos Gontijo, além de autoridades da cidade e diretores e superintendentes do Grupo Águas do Brasil.

Antes da inauguração, houve um abraço à Laguna de Araruama organizado pela prefeitura de Araruama para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que contou com a presença de mais de 200 crianças da rede municipal de educação. O evento também contou com a presença dos secretários e assessores do governo municipal e representantes da Águas de Juturnaíba.

A estação, que começou a ser construída em maio de 2017, tem capacidade para tratar em média 30 litros de esgoto por segundo, com picos de até 54l/s. Além disso, foram implantados 1.500 metros de rede coletora, oito estações elevatórias automatizadas, acionadas por inversores de frequência interligadas por meio de 6.500 metros de rede de recalque para transporte de esgoto bruto para a estação. O sistema prevê, ainda, a coleta de esgotos e águas pluviais com nove intercepções nas galerias pluviais, o que evita o desague do efluente na lagoa, levando-o para o sistema de coleta.

Além disso, a estação será responsável por um cinturão de proteção à lagoa nas praias da Pontinha, do Náutico, dos Amores, do Barbudo e de Bananeiras, que protege a orla do despejo de poluentes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *